“Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo. Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma. Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave. Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo.” Hermann Hesse
segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
A busca pela satisfação no trabalho.
Qual é a diferença entre fundamental e essencial?
Vamos pensar no significado do Trabalho na nossa vida.
Qual é o sentido do trabalho para você?
Segundo Mário Sérgio Cortella - filósofo e professor de teologia da PUC - SP
Nenhum trabalho é essencial. Ele é apenas um meio para que se consiga prazer, alegria, etc. - estes sim, essenciais.
Sendo o trabalho fundamental para nos trazer coisas essenciais, como alegria, prazer, realização dentre outros, quais são os fatores que nos levam a realização profissional?
Proposta – o sentido do trabalho para cada um.
Ética – a carreira deve estar alinhada aos valores pessoais, bem como aos valores da empresa.
Autonomia – liberdade de ação no trabalho, saber até onde se pode ir.
Reconhecimento – sim, todos gostam.
Relacionamento – boa convivência no ambiente de trabalho.
Prazer – é preciso gostar do que se faz.
As pessoas hoje buscam uma atividade profissional que lhes traga prazer e realização, diferente de gerações passadas, onde as pessoas trabalhavam por obrigação, e aí faltava dinheiro e sobrava infelicidade.
A nova visão de carreira se baseia em um contrato psicológico que integra o pessoal, o familiar e o profissional. O lugar de trabalho vira um elemento fundamental para o sucesso, mas isso não é estático, precisa ser revisto constantemente.
Nos últimos tempos, qualidade de vida passou a ser um fator primordial para as pessoas permanecerem no trabalho, e também um fator muito trabalhado pelas empresas, que têm se mostrado atentas e concentrando esforços para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.
Satisfação e motivação também são fatores valorizados pelos profissionais na hora de escolher um lugar como excelente para trabalhar.
De acordo com o Guia Exame 2010, os profissionais valorizam o desenvolvimento com treinamentos formais, investimento em capacitação técnica ou crescimento na carreira, mas também querem reconhecimento pela dedicação à empresa.
E isso vem na forma de remuneração e benefícios e também na qualidade de vida.
O Brasil é um país carente em recursos humanos qualificados. A nossa força de trabalho tem, em média, apenas 4,5 anos de escola - e má escola. Esse é um bloqueio sério para sustentar o crescimento econômico e a produtividade das empresas. É também uma restrição grave para a empregabilidade dos trabalhadores. As novas tecnologias e novos métodos de produção exigem qualificação crescente.
A educação ensina a pessoa a apreender continuamente. Isso é fundamental para as pessoas acompanharem o ritmo da mudança. Fora disso, elas se tornam obsoletas e a obsolescência humana é o drama mais pavoroso para as pessoas.
Dicas para uma carreira de sucesso!
Trace uma estratégia: o que você espera de sua carreira? Que competências são essenciais para ser bem sucedido? Quais são suas aptidões? Faça um diagnóstico e trace uma estratégia para sua carreira, sem esquecer de revisá-la e atualizá-la sempre.
Questione suas certezas: qual é a sua leitura do mundo atual? reavalie suas ações, busque o novo, não tema ser diferente.
Busque o autoconhecimento: você precisa saber se o seu perfil é compatível com a sua capacidade de realização, diante do cenário em que estamos.
Seja um especialista flexível: posicione-se, mantenha o foco, seja um especialista, mas tenha flexibilidade. Visão do todo é importante para o desenvolvimento de uma carreira. Aprenda sobre outras áreas, sobre novas tecnologias, sobre política, sobre finanças. E seja cooperativo. Nas empresas, setores interdependentes ajudam-se mutuamente.
Invista na sua educação: o conhecimento é uma necessidade fundamental e é responsabilidade de cada um.
Comunique-se com o mundo: vislumbre novos horizontes, conheça novas realidades, culturas e experiências, aprimorando suas habilidades em comunicação.
Tenha coragem: para falar a verdade, para mostrar seu ponto de vista, principalmente quando for conveniente para o negócio. E seja rápido na tomada de decisões, principalmente quando envolverem você.
Reinvente-se: construa sua marca, propague-a, invista em sua imagem, faça seu marketing pessoal, surpreenda, e nunca se dê por satisfeito. (Tom Peters)
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