terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O que as empresas esperam de você.


Temos ouvido em vários canais de comunicação que o Brasil está num momento especial comparado aos outros países. Sabemos por pesquisas desenvolvidas que vários setores estão aquecidos e continuarão em pleno desenvolvimento, levados por fatores como a exploração do pré-sal (setor de Petróleo e Gás) e as obras para a copa 2014 e 2016 (Infraestrutura, Construção Civil). O consumo também vem crescendo em consequência ao crescimento do poder de compra da classe média brasileira, com isso o setor Varejista também está bastante aquecido.
Frente a isso, as empresas estão contratando e os profissionais que buscam desenvolvimento de carreira, estão de olho nas oportunidades que continuam aparecendo.
As empresas cada vez mais se preocupam em oferecer um ótimo ambiente de trabalho e benefícios condizentes para atrair e reter os melhores profissionais em seu quadro de funcionários.
Mas elas também procuram identificar as habilidades que acreditam serem relevantes nos profissionais que buscam no mercado.
De acordo com o Guia Exame 2011, empresas como Netshoes, GVT e outras que ficaram entre as 150 Melhores para se trabalhar, alguns fatores pesam mais na escolha do profissional.
O comportamento passa a ter mais relevância do que o conhecimento técnico. Na visão das empresas, é mais fácil treinar uma pessoa no que diz respeito à parte técnica do seu negócio, do que moldá-la em seus valores e atitudes.
Adaptação aos valores da empresa
As empresas buscam profissionais que tenham valores parecidos com os seus próprios valores como: ética, trabalho em equipe, habilidade de comunicação, dentre outros. Isso facilita a adaptação do profissional ao ambiente organizacional.
Proatividade
“Quem sabe faz a hora...” já diz a canção. As empresas valorizam o comportamento empreendedor, a iniciativa, a inovação. Profissionais com capacidade para arriscar e assumir desafios.
Felicidade no trabalho
Investimentos para oferecer qualidade de vida no trabalho tem sido feitos pelas empresas com foco em atração e retenção. Então, é chegada a hora das empresas capitalizarem nesse sentido, buscando profissionais que se sintam realizados naquilo que fazem e onde o fazem. Para isso, o profissional precisa conhecer a dinâmica da empresa para a qual se candidata.

E as velhas, mas sempre procuradas, habilidades profissionais e pessoais, que não podemos deixar de relembrar:
• Iniciativa: conhecimento técnico não basta, é preciso saber colocar as idéias em prática e buscar soluções inovadoras.
• Atualização: os conhecimentos adquiridos na faculdade devem ser sempre atualizados por meio de cursos, livros, revistas e internet. Informar-se é como respirar.
• Mobilidade: o futuro profissional deve estar pronto para mudar de local em função dos novos negócios da empresa.
• Disponibilidade: prontidão para encarar os imprevistos.
• “Glocalidade”: enxergar claramente o todo e as partes, o planetário e o municipal.
• Cidadania: capacidade de avaliar os interesses sociais, além dos aspectos técnicos em questão.
• Objetividade: foco de trabalho bem definido.
• Conhecimento de idiomas: Inglês, chinês
• Equilíbrio Emocional: Saber agir, ao mesmo tempo com prudência e firmeza.
• Criatividade: renovar, inovar e até ousar, no momento certo.
• Sentido de colaboração: estabelecer parcerias e exercer a liderança. Ninguém trabalha isolado.
• Organização: capacidade de planejamento e execução

Fontes:
O Profissionauta - Você no mercado de trabalho do século XXI - Simon Franco - Editora Futura
Revista Você S/A - diversos exemplares

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